Bacalhau à Lagareiro

Ontem fiz um bacalhau DIVINO!!! Vai aí a receita!

Ingredientes:
2 lombos dessalgados de bacalhau
100 g de farinha de trigo
4 batatas médias
1 cabeça de alho
300 ml de azeite
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
1 pimentão verde
salsa, sal e pimenta a gosto

Preparo:
1. Descasque o alho. Corte metade da cabeça de alho em lâminas, e soque a outra metade em um pilão (se preferir, utilize cerca de 1 colher (de chá) de pasta de alho pronta). Reserve.
2. Acrescente 4 colheres (de sopa) de azeite ao alho batido e deixe descansar. Reserve.
3. Coloque as batatas em uma panela, acrescente água até cobri-las, e leve ao fogo até que estejam cozidas (cerca de 30 minutos).
4. Enquanto as batatas cozinham, tempere o bacalhau com a mistura de alho e azeite que estava descansando (passe a mistura em todo o lombo).
5. Polvilhe os lombos com a farinha de trigo (todo o lombo).
6. Aqueça levemente, em uma panela, em fogo baixo, o azeite.
7. Coloque os lombos de bacalhau, com o azeite levemente aquecido. Regue o lombo de bacalhau com o azeite da panela mesmo.
8. Aumente o fogo para médio e, quando os lombos estiverem dourados (de 10 a 15 minutos), vire-os (evite virar mais de uma vez, para que os lombos não desmanchem).
9. Enquanto o bacalhau doura, em uma frigideira, acrescente 2 colheres (de sopa) de azeite e aqueça levemente. Acrescente o alho fatiado em lâmina e deixe dourar. Reserve.
11. Retire as postas de bacalhau e coloque-as em uma travessa. Regue-as com o alho fatiado em lâmina e o azeite reservados. Decore com uma tirinha de pimentão verde, uma tirinha de pimentão vermelho e uma tirinha de pimentão amarelo (com o restante do pimentão, pode-se fazer uma salada de pimentão, veja receita no blog).
12. Soque as batatas levemente, com a mão mesmo, para que abram. Regue com um pouco do azeite (pode ser o do alho fatiado em lâmina) e salpique com salsa.
Sirva em seguida, acompanhado de vinho verde.

Comentários

Postagens mais visitadas